ArcGIS: Exportação de arquivos World File

4

arcgis10b

Arquivos World File são dados que contém informações geográficas e são utilizados para referenciar um arquivo raster numa determinada posição no espaço. Para os que trabalham com imagens (arquivos raster), o ArcMap possui um funçãointeressante que permite a geração de arquivos World File no programa.

Um arquivo World armazena informação espacial do arquivo raster. São úteis para projetar imagens que, por alguma razão, perderam sua referência espacial. Se a imagem possui extensão .tiff, o arquivo World é identificado pela extensão .tfw.

O ArcMap possui uma ferramenta que permite gerar o arquivo World a qualquer instante através das ferramentas do ArcToolBox:

Data Management Tools - Raster - Raster Properties - Export Raster World File

Em seguida basta indicar o local do arquivo raster e clicar no botão OK:

Um arquivo .tfw será criado e agora acompanha a imagem tif conforme pode ser observado no Gerenciador de Arquivos do Sistema Operacional:

O tamanho ocupado em disco por um arquivo World é mínimo. É salutar manter esses arquivos sempre, pois são de extrema importância e podem ser requisitados a qualquer instante durante o processo de georreferenciamento de imagens.

Envie suas sugestões e dicas para o e-mail procdigital@gmail.com

4 Comentários

  1. Tenho uma imagem tiff que possui o arquivo .TWF, mas quando a abro no arc, apesar de ela aparecer no posicionamento exato, o arcgis não consegue ler sua referencia espacial. Quando eu mudo a referencia pelo arctoolbox, ela insere o datum que eu quero, mas a imagem é deslocada erroneamente. O que pode estar acontecendo?

    • A imagem tem a a localização (considerando que ela apareceu no local correto), mas pode não ter o Datum da região. Por isso o SIG vai emitir um aviso indicando que esta imagem não possui referência espacial.

      Será necessário DEFINIR A PROJEÇÃO do raster. Eu criei um post que ajuda a elucidar essa questão. Gostaria de dar uma olhada?

      Dica para PDI: Recuperar Projeção de um Raster

      Abraço, Jorge Santos

DEIXE UMA RESPOSTA