Quantum GIS 1.7.3: União de Tabelas (Join)

6

O algoritmo do fTOOLS utilizado para unir tabelas no Quantum GIS sofreu algumas modificações desde a versão 1.5 do programa. Diferente do tutorial que postamos anteriormente, existem duas formas de execução do processo de importação de dados de uma tabela de atributos para outra através da união espacial. Este post de tem por objetivo documentar essas duas formas.

União Espacial 1

Tomando como exemplo a questão do tutorial anterior, temos duas geometrias diferentes e desejamos importar os registros de um shapefile de pontos para um shapefile de área (geometria fechada/polígono):

Este processo pode ser executado assim:

  • Tabela SP_POPULACAO: Os campos POP, AREA, ALTITUDE e DENSIDADE do shapefile de pontos serão transportados para o polígono SP_MUN:

  • União Espacial:

Parâmetros de entrada e saída:

Essa união espacial retorna valores nulos. O novo polígono não possui atributos. Testado no Windows 7 e no Ubuntu 11.10:

União Espacial 2

  •  União de Atributos por Localização:

Parâmetros de entrada e saída:

A união espacial por atributos trouxe resultados satisfatórios dessa vez. Elimine  as colunas desnecessárias com o plugin Table Manager:

 Quantum GIS 1.7.3: União de Tabelas no Windows 7 64 Bits (Vídeo)

Os resultados dessa tarefa no Windows 7 são semelhantes. Abaixo segue um vídeo com detalhes de tudo o que foi postado aqui.

O tutorial foi criado em vídeo, formato WMV. Você pode realizar o download do arquivo ou assitir no navegador.Clique aqui para instalar o complemento WMV para o Mozilla Firefox.

Clique com o botão direito sobre o arquivo e selecione a opção Salvar Link Como:

Quantum GIS 1.7.3: União de Tabelas (Join)

6 Comentários

  1. Parabéns nobre Jorge parabéns pelo seu .com.br
    e estou usando o 1.7.3 via Linux e está TOP de linha.. tem como fazer modelo digital de elevação no Qgis usando as curvas de nível de um shape de linhas ????

    obrigado..

  2. Olá Jorge,

    A algum tempo atrás o @sadeckgeo elaborou um tutorial em video, mostrando como preparar a tabela antes da união (JOIN). Gostaria de saber se você tbm dispoe de algum tutorial parecido, pois estou errando em algo quando da importação da tabela em formato csv no TerraView. Um abraço e muito obrigado.

  3. Olá Jorge e usuários.
    Existe ainda uma terceira maneira de realizar um join entre tabelas.
    As vezes a tabela que se deseja unir não é de uma camada vetorial, é sim apenas uma tabela comum. Basta salva-la em formato txt ou dbf e adicionala no QGIS. Depois vá até as propriedades da camada que deseja fazer o Join e clique na Aba “Uniões”. Daí é só adicionar a tabela e selecionar os campos que são chave primária e pronto! Você adicionou atributos de uma tabela independente a um shapefile!

  4. Show!
    Parabéns pelo site, mto bom!

DEIXE UMA RESPOSTA