
Clique nas opções abaixo para fazer o download do tutorial.
Download do Tutorial
Informações Específicas
RapidEye é uma companhia que dispõe de uma constelação de cinco micro satélites que mapeiam sistematicamente a cobertura terreste.
O produto RapidEye possui Resolução Espacial de 5 metros ( Média-Alta Resolução).
Aquisição de Imagens RapidEye
As imagens RapidEye são ortorretificadas e podem ser adquiridas através da empresa AMS Kepler Engenharia de Sistemas ( conheça nossos parceiros). A empresa AMS Kepler disponibiliza dezenas de amostras de imagens RapidEye georreferenciadas, em 16 ou 08 bits (Resolução Radiométrica) que podem ser baixadas de acordo com a aplicação desejada (Área Rural, Área Urbana, Floresta, Ferrovia, Pastagem, Transportes, Mineração, Óleo e Gás, Áreas Litorâneas, etc).
Amostras RapidEye nas composições RGB True Color, False Color e Red Edge
As imagens RapidEye podem são comercializadas por telha (tile) ou por quilômetro quadrado. Entre em contato com a empresa AMS Kepler para obter maiores informações.
Pesquisa ao acervo de Imagens RapidEye
O Mecanismo de Busca EyeFind
Nível de Usuário: Intermediário
Para verificar a cobertura em acervo de imagens RapidEye sobre uma determinada área de interesse, utilize o mecanismo de busca conhecido como EyeFind.
Submetendo uma Área de Interesse
Assumindo que você possui um conhecimento médio sobre SIG, desenhe sua área de interesse e exporte-a para KML/KMZ. O mecanismo de busca EyeFind suporta cinco tipos de formatos de área de interesse, os principais métodos são por Identificador de Telha (Tile ID) e Upload de KMZ/KML.
Pesquisa RapidEye por Tile ID
Este método de pesquisa é bem eficiente se você possui as telhas do satélite RapidEye.
Carregue a grade no SIG e verifique quantas telhas RapidEye são necessárias para cobrir a sua área de interesse. Selecionamos o município de Aparecida do Taboado-MS:
A cobertura deste município demanda pelo menos nove tiles RapidEye para ser totalmente imageada:
Anote os identificadores de cena ou exporte a Tabela de Atributos para o Excel e faça a transposição das células (Colar Especial – Transpor). Copie os dados do Excel para o Notepad e substitua os espaços pela vírgula. Os IDs devem ser separados por vírgula para que o mecanismo de busca do RapidEye aceite-os.
Transposição de dados no Excel 2010
Substituição do Espaço pela Vírgula no Notepad
Pesquisa com EyeFind
Acesse o site EyeFind e marque as opções abaixo:
- Na guia Query, especifique o intervalo de tempo;
- O produto sempre será Level 3A (Ortorretificado);
- Em Area of Interest, selecione RapidEye IDs;
- Em Area of Interest, selecione Tile IDs.
Toda cobertura RapidEye de 01/01/2012 até 23/04/2013 será exibida no mapa. No lado esquerdo da tela são exibidas imagens em miniatura. Essas miniaturas das imagens recebem o nome de Quicklooks ou QuickViews. No lado direito temos os Quickviews sobre o mapa. Repare que EyeFind tentou cobrir a nossa área com as imagens mais recentes, porém algumas cenas estão com uma alta cobertura de nuvens:
As imagens também podem ser selecionadas de acordo com o período das chuvas e/ou da seca, mas isso depende da aplicação. A partir de agora você pode realizar a triagem das cenas, selecionando as imagens com um mínimo de nuvens possível.
Para verificar se existem imagens melhores, deve-se clicar duas vezes com o botão esquerdo do mouse sobre qualquer imagem coberta de nuvens e aguardar o carregamento da cena na relação à esquerda para desmarcá-la e selecionar outra cena melhor. Siga os passos abaixo para concluir esta etapa:
- Clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse sobre a cena coberta de nuvens (1);
- Aguarde a exibição do Quickview no painel esquerdo (2);
- Desmarque o Quickview coberto de nuvens (3);
- Marque o próximo Quickview da lista com melhor visualização (4);
- Pressione o botão Update map (5).
As melhores cenas RapidEye neste intervalo de tempo são estas:
Consultas podem ser simples ou complexas. Podem envolver cobertura total, ângulo de elevação de cada cena, mínimo de nuvens, resolução temporal, etc. O critério de pesquisa quase sempre está associado a finalidade do projeto. Esta informação pode ser adquirida juntoao cliente final.
Download de Quickviews Georreferenciados
Para realizar o download dos Quickviews selecionados na pesquisa, clique no botão Download. Selecione as opções como mostra a imagem abaixo:
Após baixar todos os arquivos, decompacte o ZIP e carregue os Quickviews no SIG:
Os Quicklooks agora podem ser integrados ao GIS caso seja necessário realizar uma análise mais complexa. Eles não substituem a imagem, pois estão em baixa resolução e não possuem os parâmetros da imagem original. Ao terminar, encaminhe o shapefile da pesquisa para a empresa responsável pelo fornecimento das imagens. Nossa opção é pela a empresa AMS Kepler Engenharia de Sistemas.
|
AMS Kepler Engenharia de Sistemas |
Pesquisa RapidEye via KMZ/KML
O procedimento para pesquisa por KMZ/KML é muito mais simples. Clique no campo File Upload, localize o arquivo e clique no botão Query:
Este é o aspecto da área de interesse na consulta RapidEye. Repita as técnicas citadas acima para obter melhores imagens e envie o shapefile com o resultado para empresa fornecedora das imagens.
Resultado Final
Fim do tutorial. Este é o primeiro post sobre uma série que estou preparando sobre Processamento Digital de Imagens (PDI). Antes de entrar no tema principal, vamos conhecer os mecanismos de pesquisa de imagens de satélite. Continue acompanhado e recomende este post para seus amigos.
Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br
Parabéns pelo ótimo site.
Deixando a título de sugestão, você poderia fazer tutoriais sobre métodos, técnicas e exemplos práticos de PDI, como por exemplo, equalização de imagens por meio do histograma do Arcgis, Envi, Erdas e/ou softwares livres.
Sucesso!
Vamos tratar cuidadosamente da equalização de imagens, Aion. Continue acompanhando!
Jorge Santos
Muito bom.
MARAVILHA, MUITO BOM.
Parabéns Jorge Santos.
Parabéns Jorge Santos, este tutorial me ajudou muito.
Boa noite Jorge! Estou com dúvidas referente ao shapefile a qual eu deva enviar a empresa. Pode ser o da minha área de interesse?
Tem que ser o shapefile da área de interesse, Marcelo. Grande abraço!