Treinamento Avançado em PDI com ERDAS Imagine 2013 – 1ª FASE

17

O blog Processamento Digital chega ao fim

Desde 2009, minha missão tem sido a divulgação de dicas sobre Geoprocessamento e Software Livre de acordo com os conhecimentos e técnicas que desenvolvi no trabalho. O tempo passou e cheguei à conclusão que faltam condições para levar essa trabalho adiante por causa dos compromissos que assumi com o passar do tempo.

O Processamento Digital vai acabar? Admito que sim, pelo menos no formato atual. Como tudo na vida, o blog teve a sua contribuição e acredito que correspondeu às expectativas, mas chegou a hora de terminar para renovar-se. Eu tenho atentado para outras coisas espetaculares, coisas fantásticas que eu posso desenvolver na minha carreira profissional e saciar meus anseios por descobertas em outras áreas do conhecimento humano.

A verdade é que, na minha opinião, o conhecimento deve ser compartilhado, porém, dessa vez, vou absorver o máximo do conhecimento para mim mesmo porque não vou conseguir absorver e compartilhar tanta informação, mas não fique desanimado (a): o material que será produzido até o último post será mantido no ar enquanto eu tiver condições de arcar com os custos. Não pretendo excluir um único artigo sequer.

Antes que termine o dia, vou registrar minha última grande contribuição para a comunidade de Geotecnologias: Treinamentos Avançados em PDI no ERDAS, ENVI e Softwares Livres como GDAL e GRASS. Esses treinamentos serão a consolidação da proposta inicial do blog: Processamento Digital de Imagens. Nada mais. O projeto desse treinamento é a documentação de todo o meu conhecimento sobre Processamento Digital de Imagens. A grande vantagem é que você vai obter todo esse material de graça. Infelizmente a conclusão do treinamento estará sujeita à minha disponibilidade.

Muita gente pensa que todo bom profissional alcançou essa condição porque recebeu um bom treinamento. O treinamento é importante para o amadurecimento profissional da pessoa, mas corresponde apenas a uma parte do processo. Um pessoa comum pode realizar tudo isso que foi feito até aqui sem o mínimo treinamento, apenas pelo seu esforço e sua força de vontade. A vontade sim, é tudo, mas não qualquer vontade: a vontade de agir, o não conformismo com a mesmice e com a situação, essa sim é uma virtude que rompe barreiras e muda tudo.

Não é preciso pensar muito para entender que ter um título e ser bom no que faz já pode ser considerado como pré-requisito para garantia de um emprego. Se isso acontece com você, eu posso assegurar, sem altivez, que você tem que ser o melhor de todos para ter um grande reconhecimento do mercado de trabalho. Se você não tem conhecimento algum mas tem vontade de aprender, esta é sua chance. A vontade é tudo.

Se alguma alma generosa tiver interesse em ajudar na transcrição dos vídeos, ficarei muito grato. A ideia e documentar tudo e corrigir os equívocos e argumentações sem fundamento que possam surgir, afinal, este é um treinamento baseado no conhecimento do dia a dia (que pode estar equivocado também, obviamente).

Processamento Digital de Imagens: Treinamento Avançado

Duração: doze meses

Objetivo: Domínio de Técnicas para Processamento Digital de Imagens em aplicativos proprietários e livres. O tempo de duração do treinamento poderá ser modificado por razões de força maior.

Fase Teórica: Proposta

Será documentada em PDF e ODF (Open Document Format). Atualmente em processo de construção.

Fase Prática: Proposta

Será documentada em vídeos explicativos e armazenada no Youtube. Os vídeos são gravados na resolução 1280×720 com a capacidade de serem reproduzidos em outras mídias. Todos os interessados poderão realizar o download dos vídeos no formato MP4.

Internacionalização

Proposta de exportação do treinamento para os idiomas inglês/espanhol. Atualmente em processo de análise de viabilidade.

Práticas Avançadas para PDI – Fundamentos Teóricos

Todo embasamento Teórico será documentado com citações acadêmicas e normas técnicas. Clique neste documento para tomar conhecimento de todos os temas que serão abordados.

Práticas Avançadas para PDI no ERDAS 2013 – 1ª FASE

ERDAS2013_Add_Basemap_OSM_Bing_11

ERDAS 2013: Ajustando as Configurações Padrão do Programa

Resumo: antes de iniciar uma tarefa de PDI no ERDAS 2013,  você precisa editar as preferências do programa.

Assistir no Youtube em Alta Qualidade | Download no Mega em MP4 | Download no Dropbox em MP4

ERDAS 2013: Composição Colorida RGB (Layer Stack)

Resumo: A Composição Colorida RGB, recurso conhecido como Empilhamento de Bandas ou Camada Acumulada, é utilizado para adicionar diversas bandas multiespectrais separadas num único arquivo. No ERDAS 2013, o algoritmo que permite gerar a compor múltiplas bandas chama-se Layer Stack. Também é possível separar bandas de camadas acumuladas através deste recurso.

Assistir no Youtube em Alta Qualidade | Download no Mega em MP4 | Download no Dropbox em MP4

ERDAS 2013: Conversão Radiométrica (Rescale)

Resumo: Temas abordados neste vídeo: Lista de Checagem, aplicações onde não se pode realizar a transformação radiométrica, metadados e o algoritmo Rescale. Dicas valiosas para os que trabalham com informações geoespaciais.

Assistir no Youtube em Alta Qualidade | Download no Mega em MP4 | Download no Dropbox em MP4

ERDAS 2013: Equalização de Imagens Parte 1 – Realce Automático

Resumo: Técnica para aplicar permanentemente um realce automático no ERDAS 2013.

Assistir no Youtube em Alta Qualidade | Download no Mega em MP4 | Download no Dropbox em MP4

ERDAS 2013: Equalização de Imagens Parte 2 – Equalização Manual

Resumo: Técnicas para aplicar realces manuais através da ferramenta Breakpoints (continuação). Vídeo 1

Assistir vídeo 1 de 2 no Youtube | Download no Mega em MP4 | Download no Dropbox em MP4

Assistir vídeo 2 de 2 no Youtube |

ERDAS 2013: Equalização de Imagens Parte 3

Resumo: Equalização entre duas imagens.

Assistir no Youtube em Alta Qualidade | Download no Mega em MP4 | Download no Dropbox em MP4

ERDAS 2013: Equalização de Imagens Parte 4

Resumo: Opções Externas para Equalização de imagens.

Assistir no Youtube em Alta Qualidade | Download no Mega em MP4 | Download no Dropbox em MP4

ERDAS 2013: Equalização de Imagens Parte 5

Resumo: Videoaula sobre Equalização de Imagens através da Correspondência de Histograma (Histogram Matching).

Assistir no Youtube em Alta Qualidade | Download no Mega em MP4 | Download no Dropbox em MP4

ERDAS 2013: Mosaico de Imagens – Parte 1

Resumo: Técnicas sobre aplicação de suavização (feathering), mosaicagem, linha de corte e outras informações adicionais.

Assistir no Youtube em Alta Qualidade | Download no Mega em MP4 | Download no Dropbox em MP4

ERDAS 2013: Mosaico de Imagens – Parte 1

Resumo: Técnicas para realizar o controle de qualidade sobre o mosaico criado.

Assistir no Youtube em Alta Qualidade | Download no Mega em MP4 | Download no Dropbox em MP4

Compartilhe este post. Será mais proveitoso terminar este formato de trabalho e iniciar um outro mais consistente e duradouro. Tutoriais são excepcionais, mas já esgotaram o seu formato. Hora de se reinventar e se adaptar aos novos tempos.


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

17 Comentários

  1. “O blog Processamento Digital chega ao fim”
    Ler esta frase me doeu. De verdade.
    Mas é bom saber que esta decisão não se dá com base em desânimo, mas sim para que sejam alcançados novos níveis em sua trajetória.
    Parabéns Jorge e muito obrigado pela sua enorme, imensurável contribuição com a comunidade de Geotecnologias.
    Conte sempre comigo para o que precisar.
    Forte abraço!

    • Verdade. Às vezes é necessário repensar nossos passos. O contato com a ferramenta através de tutoriais é muito importante, mas às vezes fico assombrado com a dificuldade das pessoas em reproduzir a mesma técnica em outro programa, sabe… Parece que a pessoa passou a tomar conhecimento da função, mas elas carece dos fundamentos necessários para aplicar os mesmos recursos em outras situações, por exemplo.

      Hora de se reinventar. Terminar este formato de “transferência de tecnologia” e encontrar outros métodos, essa é a meta, mas não sem antes cumprir este cronograma. Obrigado pela força, Anderson!

      .

  2. Paulo Afonso da Rosa

    Realmente, compartilho do mesmo sentimento do nosso amigo Anderson Medeiros. Se eu sei algo hoje, sobre sensoriamento remoto e processamento digital de imagens, devo isso ao magnífico e incessante trabalho desse rapaz, Jorge Santos. Assim, como seguidor e “aluno”, me resta dizer um MUITO OBRIGADO, e desejar muito sucesso em sua caminhada, que esta seja repleta de muitas glórias, de trabalho, de felicidades e, principalmente, de Amor àquilo que faz. Um grande abraço.

    • Por nada Paulo. Vou terminar o site para prepará-lo para os novos tempos. O trabalho cresceu e deu frutos. Creio que podemos avançar cada vez mais. Mudanças são necessárias e precisamos evoluir.

      Agradeço suas palavras sinceras. Jorge Santos

  3. O blog processamento digital me deu o primeiro susto quando foi hackeado há um certo tempo… e pensei. Já era… estamos ferrados.

    Após ler suas considerações, admito que o sentimento não foi de susto, mas de tristeza.

    Porém, fico feliz pelo portal ter me ajudado durante muito tempo e mais ainda por ter ajudado a muitos usuários que cresceram em função do seu site, do Anderson e do Sadeck.

    Desejo tudo de bom, e boa sorte na nova caminhado.

    Abraço!

  4. Jorge,
    Te agradeço por me ajudar a crescer profissionalmente, pois a partir do momento que comecei a seguir o Blog, vi que existia muito mais de geotecnologias do que no ambiente restrito que estava antes. A gente fica triste em relação ao blog, mas feliz, pelo fato de você estar alçando voos mais distantes na busca do conhecimento. A missão não pára. Vai em frente que você nos deu muito exemplos, agora é hora de aprendermos a caminhar com nossas próprias pernas. Grande Abraço, Deus te abençoe e saiba que todos nós torcemos muito por você.

  5. Serei breve, e pode ter a certeza que a contribuição feita ate aqui foi sem duvida fantastica.
    Blogs como o teu e o do Sadeck me introduziram na geotecnologia e me ajudaram inclusive a fazer a pos graduação na área.
    E que voce alcance voos mais altos.
    A comunidade cientifica agradece, pela humildade na difusao do conteudo, na praticidade e em duas coisas que considero essenciais: organização e teoria.

    Grande abraço!!!

  6. Prezado Jorge !!

    Parabéns pelo vosso sucesso do blog. Sempre acompanho. Ensinou-nos a todos !! Obrigado pelo vosso compartilhamento de conhecimento. Boa sorte em sua nova jornada !!!

    Obrigado por tudo !!!

  7. Caro Jorge,

    Venho declarar meus agradecimentos pelo excelente trabalho desenvolvido até agora e pelo direcionamento ao meu aprendizado em geotecnologias. O blog PD foi o primeiro que comecei a visitar quando ingressei quase que por acaso no mercado de geoprocessamento em Santos/SP. Hj não mais moro na baixada santista, mas agrego a todos meus serviços de consultoria ambiental mapas e análises espaciais que dão visual, valor e credibilidade aos meus clientes. Obrigado por tudo até agora!
    Ah, sugiro que reveja os links para download no MEGA dos tutoriais do ERDAS, alguns estão repetidos com os mesmos arquivos…

    Grande Abraço!

    Pedro Alberti Moretti

  8. Genivaldo Matos

    Parabéns pelo seu empenho durante todos esses anos e OBRIGADO! Boa sorte na sua jornada.

    Grande abraço.

  9. Eu também fico triste, mesmo estando em fase inicial no Geoprocessamento, foi um blog que ajudou bastante em minha pesquisa de graduação. Agradeço muito pelo blog ter existido, e desejo bons novos frutos em suas novas vontades.

  10. Jorge,

    Parabéns pelas suas decisões. Tanto a de criar um blog de alto nível como esse como a de caminhar na sua vida pessoal sem alimentá-lo novamente. Todos os iniciantes na arte de geoprocessar ou remotar estiveram no seu blog por algum momento. Não acredito muito que vc venha sumir, estará nas listas de discussões, etc.

    Eu agradeço por toda atenção. Espero alcançar a maturidade que alcançou nesse jeito de ver os dados.

    Abraços calorosos

  11. Jorge,

    Parabéns pelas suas decisões. Tanto a de criar um blog de alto nível como esse como a de caminhar na sua vida pessoal sem alimentá-lo novamente. Todos os iniciantes na arte de geoprocessar ou remotar estiveram no seu blog por algum momento. Não acredito muito que vc venha sumir, estará nas listas de discussões, etc.

    Eu agradeço por toda atenção. Espero alcançar a maturidade que alcançou nesse jeito de ver os dados.

    Abraços calorosos

  12. Boa tarde amigo, vc que em estado, gostaria de saber se vc da curso de envi, e erdas amigo ? Obrigado aguardo !!!

  13. É uma pena!
    Mas você deixa (realmente) um legado que, se depender da net, ficará por muito tempo.
    Torço que retorne.
    Abç

  14. Só tenho a agradecer por seu empenho em ajudar as pessoas a compreender e aprender sobre o uso do GIS…
    Obrigado, aprendi muito com seus tutoriais
    Boa Sorte

  15. Voces do INPE/DPI continuam prestando um serviço à comunidade científica, e como sempre espetacular, um nível de excelência.Parabéns!

DEIXE UMA RESPOSTA