QGIS 2.2: Geoprocesso Unir – Divisão de Polígono por Linha

2

 

Este post é uma continuidade da sequência de procedimentos para edição no QGIS 2.2 respeitando questões de topologia nos resultados. A intenção é treinar a acurácia do geoprocessador de modo que ele possa desenvolver um sentido de auditor, ou seja, que seja capaz de avaliar o próprio material que produz.

No QGIS 2.2, combinamos o geoprocesso Unir com o algoritmo Polygonize do painel Processamento para dividir um arquivo shapefile através de uma linha. O importante não é cortar o objeto, mas saber se a vizinhança entre eles será preservada.

Abaixo temos uma sobreposição entre um polígono e uma linha:

qgis22_divisao1

Através do geoprocesso Unir, geramos uma única estrutura de linhas que foram aparadas durante a tarefa de edição:

 qgis22_divisao2

Resultado final: dois polígonos serão gerados através do algortimo Polygonize. Esse processo gerou dois objetos respeitando as fronteiras entre eles:

 qgis22_divisao3

 Procure reproduzir esse resultado e tenha um bom trabalho.


Divisão de um Polígono em Diversas Partes

Se você está procurando um procedimento para dividir um polígono em duas ou mais partes, assista esse vídeo.


Tutorial em Vídeo no Youtube

Link para assistir o vídeo no Youtube: http://youtu.be/9T65zOGwTGs


Download do Tutorial no formato MP4

O Mega é rápido, mas pode apresentar instabilidades. Se você não conseguir baixar o vídeo num primeiro momento, repita a tentativa em outro horário que vai dar certo.

Mega


Reprodução de Vídeos AVI/MP4

Se precisar de codecs para assistir vídeos no formato MP4, use o K-lite Mega Codec.


Sobre mim


Sou um geoprocessador. Não sou apenas um blogueiro, eu me interesso por você e pelas coisas que você faz, em especial sua experiência com GIS. Reconheço que tenho pouco tempo livre por conta dos meus compromissos, mas não sou uma pessoa inacessível. Então, se você tem interesse nas coisas que eu faço e quer se relacionar comigo, tudo bem pra mim. Vou responder seus e-mails e conversar com você no Skype/Hangout sempre que possível. Prometo lhe responder mesmo que eu não tenha uma resposta para sua dúvida. Se você quer falar comigo, quer que eu treine você em GIS ou PDI ou prefere que eu seja seu aluno/mestre, escreva para o e-mail que está logo abaixo.


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail: contato@processamentodigital.com.br

2 Comentários

  1. Muchas gracias por esta información ha sido de una ayuda importante para mi trabajo diario. Felicitaciones por la labor realizada.

DEIXE UMA RESPOSTA