
Estamos iniciando uma nova série aqui no nosso site. Este tutorial é voltado para usuários que estão começando no mundo das Geotecnologias. Nada melhor que começar com o software mais atual, o QGIS 3.0. Girona. A seguir vamos entender um pouco mais sobre dados vetoriais.
Dados vetoriais:
São representações de vértices definidos por um par de coordenadas. Podem ser expressos através de pontos, linhas e polígonos.
- Pontos – representados por um único vértice, ou seja, por apenas um par de coordenadas, definindo a localização de objetos que não apresentam área nem comprimento.
- Linhas – representados por no mínimo dois vértices conectados que expressam elementos que possuem comprimento ou extensão linear.
- Polígonos – representados por no mínimo três vértices conectados, sendo que o primeiro vértice possui coordenadas idênticas ao do último gerando polígonos fechados que definem elementos geográficos com área e perímetro.
- O QGIS suporta dados vetoriais pontuais, lineares e poligonais de diversos formatos.
- Geralmente um tema é composto de várias feições do mesmo tipo (ou pontos, ou linhas, ou polígonos).
- Cada feição possui atributos que são visualizados em uma tabela associada.
- Cada ponto, linha ou polígono de um tema tem um registro na tabela, mesmo que esse valor seja nulo.
Tutorial
1 – Para a criação de uma camada vetorial utilize o botão Shapefile no QGIS 3.0.
2 – Abrirá uma janela chamada ‘Nova camada shapefile’. No campo ‘Nome do arquivo’ deve-se escrever um nome escolhido para o arquivo, neste exemplo, escolhemos o nome ‘teste’. A seguir deve-se indicar o local para salvar o arquivo.
Em ‘Tipo de geometria’ você deve indicar se o arquivo que será representado por Ponto, Linha ou Polígono. No nosso caso vamos utilizar ‘Polígono’, uma vez que representa a feição da área.
3 – Na aba destacada deve-se indicar o Sistema de Referência de Coordenadas e o datum no qual serão projetadas. Para o Brasil, o sistema SIRGAS 2000 é obrigatório desde o ano de 2015.
4 – Caso o datum não estiver aparecendo basta clicar no globo ao lado do menu, ele irá abrir uma nova janela. Nesta janela, basta procurar pelo sistema de coordenadas e apertar em OK.
5 – Clicando em ‘OK’ para salvar o arquivo.
6 – Em seguida, o arquivo shapefile aparecerá na seção ‘Camadas’, entretanto, ainda não há dados no arquivo shapefile. No próximo passo será necessário começar a edição no menu ‘Digitalizar’.
7 – Note que as ferramentas estão desabilitadas, mas para iniciar a edição certifique-se que a camada que será editada esteja selecionada e então clique no botão ‘Alternar edição’ conforme mostra a figura abaixo.
8 – Clique no botão ‘Adicionar feição’ conforme figura abaixo.
9 – Para elaborar uma nova feição é possível fazer cliques utilizando o botão esquerdo do mouse. Quando a feição estiver pronta, deve-se clicar com o botão direito do mouse, feito isto, aparecerá uma nova janela com a lista dos atributos do novo item, a seguir só clicar em OK.
10– No próximo passo, clique no botão ‘Salvar edições na camada’ e seu arquivo vetorial está pronto para ser utilizado.
Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br
Olá, parabéns pelo conteúdo.
Tenho uma dúvida no QGis 3.0 como faço para extrair uma camada de pontos de um polígono? No QGis 2.18 tinha a opção extrair pontos no menu Vetor. Nessa nova versão não existe mais.
André, acredito que devemos esperar as próximas atualizações do software. Nas próximas atualizações devem inserir essa ferramenta.