
Uma das últimas aplicações lançada pela Google é a Google Earth Engine, uma avançada plataforma de processamento geoespacial baseada em nuvem, feito principalmente para análises de dados ambientais em escala planetária. O Google Earth Engine é um catálogo de vários petabyte de imagens de satélite e conjunto de dados geoespaciais, ao qual permite o usuário visualizar, manipular, editar e criar dados espaciais de uma rápida e fácil maneira. Ele incorpora uma ampla gama de ferramentas de manipulação espacial que permite cientistas, pesquisadores e desenvolvedores detectar mudanças, mapas de tendências e quantificar diferenças sobre a superfície da Terra.
A capacidade de analisar e manipular dados de acordo com as necessidades do usuário diferencia essas aplicações com as tradicionais do Google Earth.
O Earth Engine stores, com mais de trinta anos de história em imageamento e conjunto de dados científicos, é atualizado e expandido diariamente. Ele organiza e disponibiliza para usuários públicos, comerciais, bem como, para sistemas comerciais ou administrativos.
Outras capacidades:
- Integração com o Python e JavaScript por meio de sua API. API para JavaScript e Python (hospedado em Github) para fazer pedidos ao Earth Engine servers. Esses documentos são focados em JavaScript (guia de inicialização para a API de Javascript). Para Python, veja o guia de instalação do Python e o Phyton examples no repositório Github Earth Engine.
- Use o code editor para desenvolvimento de algoritmos rápidos e interativos com acesso instantâneo a petabytes de dados. Um ambiente de desenvolvimento integrado online (IDE) para prototipagem rápida e visualização de análises espaciais complexas usando a API de Javascript. Explore o Code Editor docs.
1 – Para trabalhar com a aplicação, é necessário registrar se como usuário e depois clicar no botão Sign up.
2 – Após seu registro ser concluído, você pode acessar a plataforma e explorar suas capacidades. Por exemplo, carregar diferentes tipos de imagens de satélite já processadas.
3 – Escolha um dos Scripts que já foram carregados na plataforma, por exemplo, Diferença Normalizada, aparecerá na janela New Script e se você pressionar o botão Run, a nova imagem será exibida no visualizador.
4 – Usando o botão GetLink a plataforma irá gerar um link que pode ser copiado e acessado usando outros guias do navegador. Isso oferecerá ao usuário uma melhor interação com os dados criados, além de uma melhor visualização.
5 – Uma das melhores capacidades dessa plataforma é que você pode usar diferentes tipos de dados. Entre eles, você pode pesquisar satélites, geofísica e imagens meteorológicas, como também, dados de demografia, etc. Você pode até carregar e visualizar dados raster e vetoriais.
6 – Se você acessar o catálogo de dados públicos, você pode navegar no conjunto de dados do Google Earth Engine (Data Catalog) e exibi-los no Workspace.
7 – Aqui você pode pesquisar e carregar diferentes tipos de dados.
Use Add data option para carregar os dados. Nesse exemplo, nós carregamos os dados SRTM.
Use a opção Add computation para adicionar e analisar a performace sobre os dados que você carregou. Para esse exemplo, nós escolhemos exibir o efeito Hillshade com o dado de MDE.
Fonte: Giscourse e Labgis UERJ