
Você já deve ter ouvido falar sobre inúmeras aplicações dos Drones e dos benefícios que esta tecnologia tem agregado.
Mas o que é VANT ou Drone?
VANT é a sigla de Veículo Aéreo Não Tripulado, popularmente conhecido como Drone. Um Sistema VANT é composto por uma Estação de Controle Remota e uma plataforma aérea embarcada com sensores calibrados para mapeamento.
Os VANTs, diferentemente dos aeromodelos, possuem inteligência artificial e são projetados para assegurar condições ideais de aeronavegabilidade, conforme os padrões da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A utilização de VANT – Veículo Aéreo Não Tripulado (drone) na mineração permite o acompanhamento e monitoramento de frentes de serviços.
O Levantamento aerofotogramétrico com uso de VANT (drone) permite obter base de dados de forma muito rápida, detalhada, precisa e atualizada da planta da mina.
Após o sobrevoo, são empregadas técnicas complexas de processamento de dados para que sejam gerados produtos cartográficos, tais como:
– Ortofoto
– Nuvem de pontos
– Modelo Digital de Superfície – MDS
– Modelo Digital de Terreno – MDT
– Curvas de nível
– Cálculo de volume
– Perfil do terreno
– Simulação 3D de Projeto de Recuperação Ambiental
– Simulação de avanço de lavra
Utilização de VANT (drone) na Mineração
A partir do levantamento com Drone, conhecido como Levantamento Aerofotogramétrico, é possível realizar o acompanhamento e monitoramento das frentes de serviços.
Desta forma, pode-se obter uma base de dados atualizada da mina de forma rápida, detalhada e precisa.
Principais produtos gerados:
– Ortofoto Georreferenciada
É uma fotografia com propriedades de geolocalização e que exibe objetos em vista ortográfica.
A ortofoto permite a criação de mapas de atualização da cava, vetorização e identificação visual de elementos/objetos.
– Nuvem de pontos
A Nuvem de Pontos é conjunto de pontos com um sistema de coordenadas 3D (x,y,z) conhecido. No levantamento com drone é gerada uma Nuvem de Pontos que permite medições de coordenadas e cotas de um terreno, geração de modelos digitais de elevação, imagens ortorretificadas e malhas tridimensionais.
MDS e MDT
Modelo Digital de Superfície (MDS) é o modelo gerado para representação de todos os elementos e objetos sobre a superfície do solo. Por sua vez, Modelo Digital de Terreno (MDT) é o modelo gerado para representação da topografia do terreno excluindo os elementos sobre o solo, como árvores, edificações, veículos, etc.
– Curvas de nível.
A Curva de Nível, extraída a partir do MDT, é uma linha imaginária referente as curvas altimétricas que ligam pontos de mesma altitude.
– Cálculo de volume e Perfil do Terreno
Após o processamento dos dados coletados pelo drone, é possível calcular volumes de materiais extraídos e volume de estoque. Além disso, pode-se realizar medições de perfil.
– Simulação 3D de Projeto de Recuperação Ambiental
Com base nas informações geradas após o processamento dos dados e no Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD, são criadas simulações em 3D para representar uma perspectiva futura da área reabilitada.
– Simulação de avanço de lavra
De igual maneira ao item anterior, são criadas simulações de avanço da lavra com base nos projetos da mina. A simulação de avanço de lavra tem grande importância no planejamento da mina.
+Informações:
www.senva.com.br
(31) 3080-4730
Gostaria de te convidar para se associar à ABIMEX. Nosso objetivo é desenvolver trabalhos técnicos, workshops e seminários com especialistas em mineração. Se tiver interesse favor me contatar.
Ubirajara D´Ambrosio – Presidente